segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ASSÉDIO ZERO NO ZARCÃO - MML JOINVILLE - SC



Assedio zero no zarcão!
MML Joinville

    A realidade de violência contra as  mulheres, é crescente e cada vez mais alarmante! Acompanhamos diariamente a naturalização dessa violência com propagandas como a do metro em São Paulo, onde afirma que” trem lotado é ótimo para xavecar mulheres”.  Ou a pesquisa do IPEA que apontava que uma parcela significativa da população defende que o tipo de roupa de uma mulher valida o estupro . Somente em São Paulo já foram presos 17 homens este ano acusados de “encoxar” mulheres nos vagões, muitos desses casos chegaram ao extremo de estupro, sendo que há até uma página nas redes sociais com mais de 12 mil seguidores onde esse tipo de violência é incentivado.

       Mas não precisamos ir muito longe, aqui em Joinvile, Santa Catarina, essa violência se dá no transporte público  todos os dias no famoso (zarcão). O transporte publico sem dúvida nenhuma, é aonde acontecem  vários  casos de abusos sexuais, passadas de mão, encochada, xaveco, nas cidades maiores existe inclusive homens que tem suas ejaculações na roupa de passageiras. É , isso é um absurdo, mas existe!
 
        O abuso sexual no transporte publico , é ainda  muito difícil de ser denunciado, pois as mulheres que sofrem esse tipo de agressão raramente denunciam , por vergonha, por medo dos julgamentos, e porque geralmente ao invés de serem as vitimas se tornam as culpadas pela violência. A justificas são várias, mas sempre culpando a mulher. Ou porque estavam “provocando”, estavam no “lugar errado”, na “hora errada”, ou porque poderiam ter pego outro ônibus menos lotado. Isso é um Absurdo! Não podemos mais aceitar o esses abusos fruto do Machismo nos culpando e abusando de nossos corpos todos os dias. A mulher não é nunca a culpa pelos abusos que sofre, seja ela , física, moral, verbal ou psicológica homem nenhum tem esse direito! 



             Todos esses fatos e acontecimentos diários, a falta de comprometimento da empresas Gidion e Transtusa e da prefeitura municipal, que simplesmente fecham os olhos para esses acontecimentos, reforçam ainda mais o  machismo e a falta de prioridade e atenção a essa grande de mulheres que sofrem com esse problema todos os dias. Outro elemento fundamental é o investimento dos governos  federais estaduais e municipais  na melhoria do transporte público. Homens e mulheres trabalhadoras são cotidianamente humilhados e desrespeitados quando vão ao trabalho ou voltam para casa, contudo para as mulheres essa situação é ainda mais desesperadora porque além do cansaço e do estresse que enfrentam no transporte coletivo, precisam se preocupar com o constrangimento e a agressão do abuso sexual. 

          Zarcão lotado não é justificativa para “encoxadores”, mas é um espaço que favorece esse tipo de prática. Precisamos exigir desses governos maiores investimentos no transporte publico, que ele seja de fato público, para aumentar numero de frotas, e diminuir o assedio sexual. Precisamos de  Transporte público 24h e iluminação dos pontos de ônibus, garantindo segurança para as mulheres!
A campanha foi de  25/08 e a 29/08 com panfletagens , nos grandes terminais de Joinville,norte ,sul, e central. Panfletagem em uma fabrica têxtil ( Döhler), onde a maioria das mulheres utilizam o transporte publico. E palestras na universidade Univille e outro espaço acadêmico chamado Ielusc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!