quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Movimento Mulheres em Luta participa do Encontro Nacional de Educação

Nos dias 08, 09 e 10 de agosto, Encontro Nacional de Educação no Rio de Janeiro reúne trabalhadores e jovens na discussão e luta por outro projeto de educação no país. As força das mulheres trabalhadoras se fará presente

Em nosso país, a maior dificuldade para as mulheres trabalhadoras conseguirem emprego, ou manterem-se nele, é a falta de vagas em creches públicas. Apenas 18% das crianças de 0 a 3 anos tem acesso às creches no Brasil.

Em sua campanha eleitoral de 2010, a presidente Dilma Roussef prometeu a construção de mais de 6000 novas creches até 2014. Até agora, apenas 7% dessa promessa foi cumprida. Enquanto isso, as mulheres trabalhadoras amargam a dura dificuldade de combinar o trabalho com o cuidado e educação dos filhos.

Mais de 40% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres, o que torna crucial a atenção e investimento do governo na construção de novas creches. Mas infelizmente, não foi isso que ocorreu ao longo de todo o mandato da primeira mulher a presidir o país.

Isso ocorreu, porque ao longo desses anos, Dilma priorizou o pagamento da dívida pública, destinando mais de 40% do orçamento do país para o bolso dos banqueiros. Enquanto isso, a Educação, uma área tão importante para o desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida do povo brasileiro, recebeu pouco mais de 4% do orçamento da União.

- 10% do PIB para a Educação Pública Já!
- Creches em período integral, públicas, gratuita e de qualidade!

Por uma Educação “padrão FIFA”! Chega de privatização!
O Plano Nacional de Educação aprovado neste ano toma como estratégia de Educação os programas como REUNI, PROUNI, FIES e PRONATEC, projetos baseados na transferência de recursos públicos para o setor privado e em uma expansão sem garantia de verbas. Essa estratégia é concretizada pelo projeto de financiamento, segundo o novo Plano Nacional de Educação: uma política de destinação do dinheiro público para as empresas privadas, que comercializam serviços na área do ensino. Nesse sentido, os 10% do PIB aprovados para o financiamento na educação não serão exclusivamente destinados para a rede de ensino pública.

De acordo com o PNE aprovado, o investimento na educação será ampliado progressivamente: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da lei, e 10% do PIB ao fim do período de dez anos. Ou seja, a aplicação, além de não ser exclusiva para a educação pública, será gradual. Em um país com o déficit educacional que vivenciamos, essa forma de financiamento é extremamente insuficiente.

Além disso, a Educação Infantil é privatizada, segundo o novo PNE, pois o texto final aponta que os recursos também serão utilizados para financiar a educação infantil em creches conveniadas, modelo distante do que os movimentos de mulheres trabalhadoras defendem, e também distante do modelo do antigo PNE, que previa a estratégia de ampliação de creches públicas, gratuitas, estatais e de qualidade.

A juventude e os trabalhadores foram para as ruas em 2013 reivindicar a melhoria dos serviços públicos em geral e denunciaram as injustiças cometidas pelos governos que investiram na construção de estádios para a Copa do Mundo, mas não investem o suficiente na educação pública.

A aprovação do PNE vai à contramão dessas reivindicações. Por isso, os movimentos sociais e toda a juventude e trabalhadores que foram para as ruas tem que repudiar este projeto e fortalecer a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade pata todos e todas.


Por isso, a importância do Encontro Nacional de Educação, que reúne ativistas de todo o país, trabalhadores e estudantes, na batalha pela construção de um projeto educacional pautado no investimento público e na responsabilização do Estado com este serviço tão importante ao desenvolvimento social do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Campanha Nacional contra a violência à mulher trabalhadora

Chega da violência contra as mulheres!

Chega da violência contra as mulheres!